No curriculum do poeta participação no Programa Inezita Barroso.

O Poeta Corguinhense Ruberval de Araújo Cunha foi o apresentador oficial da FLIB – Feira Literária de Bonito/MS, que aconteceu entre os dias 6 a 9 de junho. O evento, uma realização do Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Bonito e organização da Mandala Produções, contou com  o apoio de vários parceiros, entre eles o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul que colaborou com a liberação de Ruberval que é servidor do órgão.  Ator e poeta,  Ruberval Cunha foi o apresentador oficial do evento.
Com destaque para a palavra e homenagem ao poeta Corumbaense Lobivar Matos, poeta pré-modernista de Mato Grosso do Sul que deu voz aos negros, bêbados e lavadeiras, a 2ª Feira Literária de Bonito escreveu mais uma página, onde estão registrados mais de 15 mil participantes e a multiplicidade de caminhos e talentos que confirmaram o tema: Palavra Aberta, Palavra Liberta.
Atendendo a solicitação dos realizadores e considerando a importância do processo de parceria e integração das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Bonito com apoio de instituições públicas e privadas para beneficiar a população de nosso Estado, o presidente do Detran/MS,  Gerson Claro,  e o Adjunto, Donizete Aparecido,  viabilizaram a liberação do servidor, que também atua realizando palestras  e cursos sensibilizatórios de trânsito para a Diretoria de Educação, coordenada por Marlene Rondon.
Acostumado ao trabalho conjunto com o gerente da Agência de Trânsito de Corguinho,  Henrique Campelo, e o Destacamento da Polícia Militar nas escolas locais, desta vez  “Rubinho” teve por público as escolas, os turistas e moradores de um dos paraísos ecológicos de Mato Grosso do Sul. Em Bonito o encontro que lhe permitiu ser quase um poema flutuante na brincadeira com as palavras e performances de improviso, preparando o espaço para que nomes do cenário nacional e local pudessem brilhar, também ocasionou ao poeta a oportunidade de brilhar, se emocionar, sorrir e ser aplaudido.
Desta forma, Bonito acolheu um público diverso, formado principalmente por crianças e jovens durante o dia e turistas nacionais e internacionais que se juntaram a população Bonitense para compartilhar risadas, lágrimas e as experiências vividas por nomes como Tico Santa Cruz, Paulo Betti, Pedro Gabriel, Daniel Munduruku, Teatral Grupo de Risco, Ciro Ferreira,  Beirão, Chico Simões, Tetê Espíndola, Raquel Naveira, Júlio Maria e tantas outras personalidades que desfilaram seu talento na Praça Pilad de Rebuá.
O tema Palavra aberta Palavra Liberta permitiu um vôo no universo da literatura e um  mergulho na alma e na vida de escritores, contadores de história, atores, músicos, cineastas e críticos literários, cada um com sua bagagem cultural e talento, mistura que  colaborou para reafirmar a cidade de Bonito como um espaço privilegiado para a escrita de lembranças inesquecíveis . Que venha 2017, para um dedo de prosa, um gesto formoso e uma “renda de interrogação” que certamente será respondida outra vez.

Texto e fotos: Ruberval Araújo Cunha
Adapatação textual: Cuca Ferreira