.

A Prefeitura Municipal vem intensificando os trabalhos de recuperação da região das Furnas de Boa Sorte, que foi atingida por uma grande chuva, resultado de raro fenômeno meteorológico que atingiu a região. O fenômeno conhecido como “supercélula” foi  atestado por laudo assinado pela mestra em Meteorologia, Franciane Rodrigues, da SEMAGRO – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul -, e noticiado pelo G1MS. “Estamos atendendo prontamente àquela comunidade, e manobras de desvio foram tomadas para que possamos trabalhar na restauração e normalização do trafego.” Disse José Correia Salgado, Coordenador Municipal da Defesa Civil. “Desde que soubemos do acontecido, temos tomado todas as medidas para que a comunidade volte à normalidade. Para tal, contamos prontamente com o Apoio do Instituto Dákila Pesquisa, que cedeu maquinário para a recuperação das estradas.” Corroborou a Prefeita Marcela Ribeiro Lopes, que acompanha de perto os trabalhos.
A prefeitura contou ainda com o apoio dos fazendeiros da região do Formiga, que colocaram seus tratores e pessoal à disposição para a abertura do desvio do tráfego, até a reconstrução da ponte.
Entenda o fenômeno meteorológico ocorrido na região:
Uma supercélula é um tipo de tempestade caracterizada pela presença de um mesociclone (uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem). Por esta razão, essas tempestades às vezes são chamadas de tempestades girantes. Das quatro classificações de tempestade (Supercélula, multicélula, unicélula e linha de instabilidade, as supercélulas são geralmente as menos comuns, entretanto são também as mais severas. Esses sistemas estão frequentemente isolados de outras tempestades, e podem dominar o clima local por cerca de 32 km de distância.
Causam chuvas muito volumosas, produzem muitos raios e ventania. Mas o mais perigoso é quando ocorre a formação de tornados, pois estes causam muitos danos por onde passam. Supercélulas tem geralmente três classificações: clássica, baixa precipitação e alta precipitação. Supercélulas de baixa precipitação são encontradas em climas mais secos e áridos, enquanto que as supercélulas de alta precipitação podem surgir em qualquer lugar do mundo sob as pré-condições necessárias a sua formação, mas são vistas principalmente nas Grandes Planícies dos Estados Unidos. No Brasil ocorrem principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, e eventualmente produzem tornados.

Fonte: Wikipedia e G1/MS
______________________________
Assessoria de Comunicação

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Data de publicação: 25/02/2021

Créditos: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia

Créditos das Fotos: Imagem da internet

Compartilhe!