A Prefeitura Municipal de Corguinho através da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres e do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), realizou na última segunda-feira (15/05) duas palestras abordando a importância do combate à Violência Doméstica e Familiar praticada contra a mulher. No período da manhã, a palestrante Lidiane Kasiorowski falou sobre a Rede de enfrentamento e combate à violência contra a mulher, apresentando um resumo da Lei Maria da Penha, que completa 16 anos neste ano. Descontraidamente ela envolveu a plateia em sua palestra, em pouco mais de uma hora, Lidiane apresentou a todos o tema de forma clara e sucinta.
No período da tarde ocorreu a reunião com os beneficiários do Programa Auxílio Brasil. A técnica do SPPM, Miriam Pereira apresentou o Projeto "Ciranda de Roda" com seu divertidíssimo personagem Pedro Pedreira onde foi abordado de forma lúdica o tema de "Violência Doméstica e Familiar praticada contra a Mulher".
Algumas mulheres que vivenciaram a violência doméstica deram depoimentos de como conseguiram se libertar do ciclo de violência. “Eu decidi ir embora para não matar e  não morrer”, disse uma delas. Foram momentos de grande emoção onde cada mulher pode se encontrar no relato das testemunhas.
A Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres Maria Angélica da Silva Carvalho não pode estar presente no evento por afastamento médico.
Agradecimentos à Presidente da Câmara de Vereadores, Renata Canhete e a Diretora da Escola Estadual José Alves Quito Nilcéia Gonçalves por ter cedido os espaços para que pudéssemos realizar a nossa ação.
Estiveram presentes:
Katia Ribeiro Motti - Secretária Adjunta da Secretaria de Cidadania e Cultura  do MS, Rosana Leal - Subsecretária de Políticas para Mulheres do MS, Lidiane Kasiorowski e Miriam Pereira -Técnicas da SPPM, Elisandra Marques Pereira- Secretária Municipal de Assistência Social, Leidiane Dimeira – Psicóloga do CRAS, Julio Cezar Barros da Silva - Psicólogo da ESF, a Assistente Social  Rosangela Carvalho Costa, a  Cordenadora do MAIS SOCIAL - Rosângela Melo, a Secretária de Educação- Maria das Graças, a Diretora da E. E. José Alves Quito- Nilcéia Gonçalves, a Diretora da ESF Urbano- Irian Fernanda, a Conselheira Tutelar- Josenir Oliveira, Agentes comunitários de Saúde, dentre outros convidados.

Data de publicação: 18/08/2022