A Prefeitura Municipal de Corguinho/MS, por meio da Secretaria de Municipal de Assistência Social e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), realizou no mês de setembro um ciclo de palestras referente a Campanha Setembro Amarelo.

Entre os dias 17/09/2021 e 27/09/2021, a Psicóloga Leidiane T. Dimeira ministrou palestras referente a ‘’Campanha Setembro Amarelo’’ para os alunos das escolas situadas em nosso município.
 - Escola Municipal Frei Otávio João Simionato: Turmas do 5° Ano (Ensino Fundamental).
Períodos: Matutino e vespertino
-Escola EstadualJosé Alves Quito – Turmas do 6°, 7°, 8 e 9° Ano (Ensino Fundamental) e 1°, 2° e 3° Ano (Ensino Médio)
Períodos: Matutino, vespertino e noturno
-Escola Francisco Nogueira Sobrinho (Distrito de Taboco/MS) - Extensão da Escola Estadual José Alves Quito – Turmas do 1,2 e 3° Ano (Ensino Médio)
Período: Noturno
​De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a única causa de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos. Porém, mesmo que o assunto ainda seja tabu, a divulgação de informações sobre o tema é uma das principais formas de combater o problema.
‘’Setembro Amarelo’’ é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A campanha Setembro Amarelo, criada em 2015 (Brasil) pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), tem o intuito de conscientizar sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar toda a população sobre o assunto.
A psicóloga Leidiane trouxe como tema: ‘’Campanha Setembro Amarelo: Mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida’’. A profissional abordou vários tópicos em suas apresentações: Campanha Setembro Amarelo e a sua relevância na divulgação de informações sobre osuicídio, definição de suicídio, causas e fatores, sinais de alerta, mitos e verdades sobre o suicídio, formas de procurar ajuda, dentre outros.
O ciclo de palestras realizado pela psicóloga Leidiane teve como intuito levar informações aos jovens do nosso município (pré-adolescentes e adolescentes) sobre essa problemática de Saúde Pública (suicídio) que acomete inúmeras pessoas em todo mundo.
No final da apresentação foram distribuídas lembrancinhas aos participantes.

Fonte: Secretaria de Assistência Social/cras

Data de publicação: 30/09/2021