704 processos serão resolvidos aqui

Em evento solene na Câmara de Vereadores, com a presença do Desembargador João Maria Lós – Presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul); do Prefeito Dalton de Souza Lima; do Meritíssimo Sr.Cezar Luiz Miozzo – Juiz da Vara da Justiça Itinerante do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul e do Vereador Valdecir dos Santos Silva – Presidente da Câmara aconteceu na manhã de hoje (3/11) o lançamento dos trabalhos da Carreta da Justiça. Antes do evento de lançamento, foi servido um delicioso café da manhã no Gabinete do Prefeito Dalton, à comitiva da Justiça. De acordo com informações retiradas do site do TJMS, a Vara da Justiça Itinerante tem jurisdição em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, com competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais distribuídas durante as jornadas da "Carreta da Justiça", sendo facultativo o exercício do direito de ação pelo interessado. Em nossa cidade serão atendidos 705 processos oriundos da comarca de Rio Negro/MS, que atende juridicamente ao município de Corguinho/MS. Em sua fala o Presidente do TJMS disse que o principal objetivo do Programa “Judiciário em Movimento” é trazer a comarca aos municípios, facilitando o atendimento à população. “As pessoas não precisarão perder mais dias de trabalho para resolver seus problemas jurídicos. Em uma ou duas horas elas serão atendidas na nossa carreta e terão seus problemas resolvidos.”Destacou. O Prefeito Dalton de Souza Lima disse que “este é um Projeto a ser copiado em todo o Brasil. Parabéns ao Desembargador João Maria Lós e a toda equipe do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul por tão audaciosa ação.”
A carreta é uma miniatura de um fórum: gabinete do juiz, sala para Promotor, Defensor Público, sanitário, uma pequena copa e a varanda na frente para recepção das pessoas, o que totaliza 44 m².
Além de Corguinho, o Projeto atenderá aos municípios de Alcinópolis, Antônio João, Aral Moreira, Bodoquena, Caracol, Coronel Sapucaia, Douradina, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Japorã, Jaraguari, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranhos, Rochedo, Santa Rita do Rio Pardo, Selvíria, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.
Em Corguinho a Carreta da Justiça fica até o próximo dia 18 de novembro, na Praça da Matriz, atendendo das 8 às 11hs e das 13 às 16hs oferecendo uma série de serviços jurídicos como: Alimento, Conversão da Separação Judicial em Divórcio, Divórcio, Execução de Alimentos, Exoneração de Alimentos, Guarda, Investigação de Paternidade, entre outros.
O Pe.Jucelândio José do Nascimento, Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, concedeu uma bênção especial ao trabalho da Carreta da Justiça.
Não haverá atendimento nos dias de feriado e nem aos finais de semana.
A Prefeito Eleita Marcela Ribeiro Lopes, o Vice-Prefeito Gilmar Soares de Souza; os Vereadores Militão Antonio de Andrade e Marcio Novaes Pereira; e os Secretários Municipais: Eoclênia da Cruz (Fiinha) – Assistência Social; Joelma Coutinho Soares – Educação; Ana Elisa Godoy – Saúde; Joel Marcelino – Obras e Lizete Martins de Araújo – Secretaria de Finanças e Wilson Cesar de Araújo - Presidente da ASSAMCOR (Associação de Amigos e Colaboradores Corguinhenses) estiveram presentes no evento.
_____________________________________
Cuca Ferreira - Assessoria de Comunicação