Palestras, exames e videos informativos.

As equipes do ESF Urbano (Estratégia Saúde da Família) e NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) estão trabalhando hoje (29/10) em uma grandiosa ação de encerramento do outubro rosa com: palestras de orientação, exames preventivo, exames das mamas, encaminhamento para mamografia e vídeos educativos, inclusive um vídeo emocionante onde duas mulheres corguinhenses contam o seu testemunho pessoal da luta e de como venceram o câncer de mama, com a ajuda dos médicos oncologistas e da equipe de saúde de nossa cidade. Elza Fernandes de Lima e Nilza Vieira de Melo Toledo abriram o coração neste corajoso depoimento, ao qual o Prefeito Dalton de Souza Lima, presente no evento agradeceu e elogiou a ambas pela coragem em querer contribuir com testemunhos tão importantes. Dalton aproveitou para contar um testemunho pessoal. Ele contou que perdeu seu pai aos 61 anos, também vítima de câncer: “naquela época não tinha tanta orientação como tem hoje. E os recursos para tratamento da doença não eram tão eficazes.” Lamentou. Ele também aproveitou para falar da ampliação do ESF e da construção da academia da saúde, obras oriundas de emenda parlamentar do Deputado Federal Luiz Henrique Mandetta que, juntas, com a contrapartida da Prefeitura Municipal somam mais de R$500.000,00 (quinhentos mil reais).

A ação vai até as 17 horas de hoje, na Sede do ESF, ao lado da Escola Frei Otávio, com intervalo para almoço. O Prefeito Dalton também enalteceu o trabalho de toda equipe que, mesmo em final de semana não mediu esforços para realizar esta ação tão importante na prevenção do câncer de mama e no cuidado com nossas mulheres. Na abertura um delicioso café da manhã e todas as presentes ganharam o lacinho rosa, símbolo da ação do outubro rosa.

Cuca Ferreira – Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 29/10/2016